Atividades realizadas em 2014 e 2015

Em 2014, dois workshops foram organizados em Porto Alegre e em Caxias do Sul sobre o tema Planejamento no Rio Grande do Sul: quais seriam as funções de uma agência?

No mesmo ano, os representantes da Agência de Água francesa Loire-Bretagne participaram de uma Mesa redonda de registro dos 20 anos da Lei gaúcha das águas e dos 50 anos da Lei de criação das agências e comitês de bacia na França organizada pelo fórum gaucho dos comitês de bacia em Caixias do Sul.

Para o ano de 2015, a pedido do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas, as atividades de cooperação foram focadas no apoio ao processo de implementação de agências de bacia no Rio Grande do Sul.

Em junho de 2015 foi organizada uma visita técnica às bacias PCJ e ao Rio de Janeiro, com o objetivo de conhecer experiências diferenciadas de implementação de agências no Brasil.

Os resultados desta visita foram apresentados para o conjunto dos comitês de bacia do Rio Grande do Sul durante uma oficina sobre Alternativas de Agências de Bacias no Rio Grande do Sul, realizada no dia 22 de junho em Porto Alegre.

Em novembro de 2015, os primeiros resultados do projeto foram apresentados durante uma mesa redonda "Comitês e agências de bacia na gestão de eventos extremos: experiências da França (1969-2015)", realizada no dia 26 de novembro em Brasília como atividade paralela do XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do XII Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa (SILUSBA).

No dia 3 de dezembro de 2015, o seminário "Cooperação para criação de Agências de Bacias no Rio Grande do Sul" foi organizado no auditório do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) em Santa Maria, RS.